Abertas inscrições para a 3ª edição do Edital Braskem: Projetos que Transformam

As organizações sociais poderão inscrever projetos com foco em Economia Circular e Clima; Educação Profissional e Tecnológica, e Inclusão Social

Projeto Educação Integrada- Fotos: Divulgação

 Projeto Nosso Bordado – Foto Divulgação

Começa nesta segunda-feira, 6, o período de inscrições para a terceira edição do Edital Braskem: Projetos que Transformam. A ação busca impulsionar iniciativas que promovam o desenvolvimento sustentável e a inclusão social nas comunidades onde a Braskem atua. Para isso, cada projeto selecionado poderá receber investimentos de até R$ 50 mil. As inscrições para o edital estarão abertas até 29 de maio e devem ser realizadas por meio do link: https://editaisbraskem.prosas.com.br. Serão destinados recursos para até 15 projetos selecionados no país.

Nesta edição, serão priorizadas iniciativas que estejam alinhadas a uma das três temáticas prioritárias da companhia: Economia Circular e ClimaEducação Profissional e Tecnológica; e Inclusão Social. “Estamos buscando projetos inovadores que tenham um efeito social significativo em nossas comunidades, abordando questões essenciais que estão contempladas nos pilares de responsabilidade social da Braskem”, observa Magnólia Borges, gerente de Relações Institucionais da Braskem na Bahia.

Capacitação – Destinado a organizações sociais, o Edital Braskem contemplará projetos que fomentem o desenvolvimento local nos estados da Bahia, Alagoas, São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. Na Bahia, poderão ser inscritas iniciativas que beneficiem os municípios de Camaçari, Dias d’Ávila, Candeias, Simões Filho e Salvador. As ações selecionadas terão até 12 meses para serem executadas. Uma capacitação gratuita virtual de apoio à elaboração das propostas será realizada entre 14 e 17 de maio, das 14h às 17h, contemplando todas as instituições interessadas. Mais informações podem ser obtidas no site do edital. Para a capacitação, não é necessária inscrição prévia.

Os projetos serão avaliados em cinco etapas: análise eliminatória, técnica classificatória, documental inicial, estratégica e documental final. A divulgação dos selecionados está prevista para ocorrer no último trimestre de 2024. Na sequência, os autores das iniciativas escolhidas participarão de mais uma capacitação, desta vez sobre gestão e prestação de contas de projetos sociais.

Na última edição, realizada em 2023, o Edital Braskem recebeu 229 inscrições, sendo 60 delas provenientes da Bahia. Dois projetos foram selecionados e estão em execução no estado este ano. O Educação Integrada em Literatura, Matemática e Artes, realizado pelo Grupo de Mães Nossa Senhora do Amparo, em Camaçari, beneficia 140 crianças e jovens, de 4 a 16 anos, por meio de oficinas socioeducativas de Leitura e Escrita Criativa, Edição de Áudio e Vídeo, Matemática Lúdica e Música (flauta, canto-coral e violão). Já o projeto Nosso Bordado, da Associação das Rendeiras de Dias d’Ávila, promove cursos básicos de renda de Bilros, Costura e Modelagem, Crochê e Bordado a mão. O propósito é capacitar 120 participantes e proporcionar a geração de renda por meio da utilização de técnicas artesanais.

Rafael Veloso

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close